É importante o jornalista focar no seu sonho inicial que o fez entrar na faculdade: muitos recém-formados focam em trabalhar em grandes empresas de mídia, como conglomerados de televisão, rádio, impresso (as revistas e jornais ainda existem!) ou site de notícias.
Isso é, sim, essencial para que o foca trace uma carreira de respeito, com própósito, construa e publique boas matérias. Assim, ao longo de um tempo de experiência, o mercado reconhecerá seu nome como um profissional qualificado na área.
Porém, os anos vão se passando, os modelos de negócio vão se modificando e, um dia, podem acontecer um dos três fatos (ou todos eles):
1 - O jornalista se cansa da empresa em que está trabalhando e anseia por mais. E continua sua carreira em outras grandes empresas.
2 - O jornalista parte para grandes agências de comunicação organizacional.
3 - O jornalista é demitid@ e o choque o faz paralisar ou querer abrir algo próprio.
Nos três casos, o profissional jornalista precisa se manter em constante alerta, estudando sobre as novidades do Jornalismo, mas também sobre a Comunicação como um todo: publicidade, marketing, digital. Frase da nossa professora Carina Seles:
"Entre você ser um "ser humano" e um "jornalista", você é, no meio destes dois papeis, um Comunicador Social!" (SELES, Carina)
Não se isole e não se feche somente para o que está acontecendo dentro do mundo da redação jornalística a qual você trabalha!
No mundo ideal, seria incrível que todos nós tivéssemos acesso à moradia, boa alimentação, descanso, saúde mental e dimdim no bolso. Mas sabemos que o mundo real, muitas vezes, não oferece todo este suporte. São pratinhos a serem equilibrados. Esse é o grande martírio de se tornar adulto: ter as responsabilidades financeiras.
Você estuda, se forma, tem a formatura, a colação de grau e pumba!, sai da casca de estudante e se torna um jornalista recém-formado, um foca. E se você se encontrar na terceira opção?
Seguem algumas dicas:
1 - (RE)COMEÇAR NUNCA É FÁCIL.
Muita gente desiste logo no começo da carreira, por se cansar de mandar currículo e não ser chamado para nada. Começar em uma nova carreira, na profissão que você escolheu não é fácil e dá, sim, um frio na barriga. Mas também não é fácil você trabalhar muitos anos em um local e ser demitido. O chão desaparece. Perceba que em cada momento da vida haverá uma dificuldade diferente. O mais importante é você entender o que fazer com isso.
2 - ENTENDA O QUE É MELHOR PARA VOCÊ
Existem momentos e momentos. Verifique o que é o mais importante para você, neste momento, na sua carreira:
- Ser reconhecido pelo trabalho
- Ter mais flexibilidade
- Ganhar muito dinheiro.
- Trabalhar com qualquer coisa, desde que seja dentro da área.
- Ser CLT e ter seus direitos trabalhistas
- Ter liberdade e viver perigosamente de freela em freela
- Abrir uma empresa própria.
3 - JUNTE SEU OBJETIVO DO MOMENTO + NO QUE VOCÊ É BOM
Conheça as oportunidades que existem na área de acordo com seu objetivo.
Foque no que você é bom!
4 - MOSTRE EXPERIÊNCIA
Não tenha medo de mostrar seus trabalhos. Tenha um portfólio. Mesmo que esteja procurando estágio. Cadê aquele trabalho muito legal que você entregou na disciplina da faculdade? Muitos TCCs possuem um potencial enorme, mas param na banca de avaliação e poderiam se tornar em um baita de um projeto legal. Isso tudo JÁ É seu portfólio!
5 - VEJA QUAL CAMINHO VOCÊ QUER TRAÇAR
O jornalista pode seguir, basicamente, para dois caminhos. Cada item abaixo se desmembram em várias outras funções:
A) REDAÇÃO
- Rádio
- Podcast
- Telejornalismo
- Impressos
- Sites de notícias (portais)
- Roteiro para programas de TV
- Edição
- Diagramação
- Fotojornalismo
- Agência de notícias
- Fact-chacking
- Jornalismo de dados (e outros).
B) COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
- Assessoria de imprensa
- Planejamento de Comunicação
- Edição de vídeo
- Projetos digitais
- Co-produção
- Copywritting
- Social media
- Branding e design gráfico
- Agência ou eugência
- Produção de eventos.
6 - MANTENHA-SE NA CRIATIVIDADE
Crie projetos, teste e veja o que te agrada. Não tem problema em errar no começo. O processo nunca começa perfeito. Ele vai sendo melhorado aos poucos.
O mais importante é produzir e estimular sua criatividade.
Quanto mais coisas diferentes você faz, mais experiências você agrega ao seu trabalho.
7 - XÔ, PERFEIÇÃO!
Nada do que você produzir será da noite para o sua um sucesso. Ainda mais no digital.
É importante estudar e adquirir conhecimentos fora da sua área-mãe e pensar fora da caixa em marketing, gestão de projetos, programação e branding, por exemplo.
8 - AMADUREÇA SEU PROJETO
Assim como um pokemón, ao longo do tempo, seu projeto que começou bem pequenininho entrará no nível intermediário.
Nesta fase, surgirá a necessidade de novos conhecimentos (principalmente sobre processos de trabalho, gestão e comercial) para que ele realmente se expanda e decole neste mar de pessoas que falam tudo quanto é coisa na internet.
Uma dica é pensar logo no começo da sua ideia em quais produtos e serviços você pode produzir ou agregar ao seu trabalho. Com o tempo, seu projeto pode evoluir para um negócio próprio. Já parou para pensar nisso?
E se quiser uma ajuda nossa, te convido a conhecer o que nós temos de mais legal de preparação de jornalistas e comunicadores, aqui, no site da Expande Educação, a escola que cuida deste projeto, Jornalista Empreendedor.
Nos vemos no próximo texto!

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